domingo, 30 de dezembro de 2007

REVISTA DO ANO 2007

Despediu-se 2007 e com ele a retrospectiva dos acontecimentos que marcaram o ano nos domínios político, Económico, social e desportivo.
O ano que dentro de algumas horas termina foi significativo para os angolanos. Foi o ano do Afrobasquete, onde mais uma vez a África e o mundo renderam-se aos encantos de Angola. A realização deste um evento que testou a capacidade organizativa das autoridades desportivas de Angola, 2007 foi o ano da vitória desportiva, o andebol feminino fechou com os holofotes do mundo virados para o nosso país.
___________

Angola vestiu-se de gala e acolheu de 15 a 25 de Agosto e de forma superior mais um evento desportivo continental que enriquece sem sombras de dúvida a história do nosso país.
Foram 16 selecções nacionais, que constituem a "nata" do basquetebol do continente, que conheceram uma Angola imersa na unidade, na paz e na senda da reconstrução nacional.
Os nossos visitantes descobriram uma Angola decididamente lançada para o futuro com uma das economias mais promissoras do mundo a crescer, a um ritmo médio anual de 13%.
Tomaram contacto com o "grande desafio do governo de transformar o crescimento económico em desenvolvimento, cujos benefícios se reflictam na melhoria das condições de vida das populações".
A “nata” do basketebol africano que se reuniu no nosso país testemunhou uma aposta ganha pelo governo angolano, que em tempo record construiu de raiz quatro pavilhões nas províncias de Benguela, Cabinda, Huíla e Huambo em Luanda a, totalmente remodelada Cidadela, assim como outras obras sociais erguidas e modernizadas, dando assim, uma prova inequívoca de que Angola está na senda do progresso e os angolanos acreditam no futuro.
Os nossos hóspedes renderam-se ao elevado nível de organização do campeonato que corou pela nona vez a nossa selecção como a campeã e líder indiscutível do basketebol sénior masculino no continente berço da humanidade.
Luanda, Cabinda e Huambo foram mais uma vez palco da elite do basquete continental desta feita em clubes campeões.
O Basquete angolano traçou o seu caminho em 2007. Jogos Olímpicos de Pequim.
______________

Recuamos nos últimos doze meses com a intensa actividade presidencial marcada pelas deslocações pelo país, por África, Europa e Médio Oriente.
No Plano interno a auscultação aos líderes dos principais partidos políticos representados em Conselho da Republica e procedeu a inauguração de vários empreendimentos com vista a melhoria dos serviços básicos da população.


2007, foi um ano marcado por uma actuação mais activa da Assembleia Nacional que aprovou mais de vinte diplomas e perto de cinquenta resoluções.
_______

O registo eleitoral em Angola, que confere o direito de votar a mais de oito milhões de cidadãos, foi uma das grandes tarefas executada pelo Governo, através da Comissão Interministerial para o Processo Eleitoral (CIPE), no ano que termina dentro de horas.Oito milhões, noventa e um mil, e centro e três cidadão estão já em condições de exercerem o seu direito ao voto tão logo sejam convocadas as eleições. Números que ultrapassar de longe, os sete milhões e meio inicialmente previstos e que consumiram grande esforço do governo.
Para tal, foram utilizados meios aéreos e marítimos para se atingirem as zonas de difícil acesso, exigindo do Governo um esforço suplementar em atenção as adversidades imprevistas.
E a Comissão Nacional Eleitoral já propôs ao presidente da Republica, final de Setembro de 2008 como data indicador para a realização das próximas eleições legislativas em Angola.
_________

O ano que se despediu viu o governo a aprovou um conjunto de programas de impacto socio-económico e investimentos.
O Governo assistiu este ano em dez províncias do, mais de um milhão e 100 mil famílias, no âmbito da sua estratégia de combate a pobreza.
Em 2007, o sector da energia apostou uma soma de dois biliões de dólares para recuperar a capacidade de produção e distribuição de energia eléctrica em todo país.
A aviação civil já tem uma nova lei, este ano o governo fez aprovar uma Lei que visa conformar o funcionamento interno com as normas internacionais de aviação civil.
No domínio financeiro o Governo e o Eximbank da China formalizaram este ano o segundo acordo para o financiamento de dois biliões de dólares.
_________

No domínio da reconstrução nacional, a reabilitação das principais estradas do país, como a via centro/sul que liga Caala a Benguela, a inauguração de Institutos de formação média por algumas cidades do país bem como a construção em tempo record de quatro pavilhões multiusos que albergaram os campeonatos africanos de nações em basquetebol e de clubes campeões africanos, nas cidades de Benguela, Huambo, Lubango e Cabinda.
_________

2007 continuou a ser um ano bem sucedido para a economia angolana . A equipa económica do governo continuou a trabalhar na contenção da inflação, o produto interno bruto continuou a crescer a dois dígitos e um grande desempenho da banca privada.
O sector petrolífero manteve a sua aura de grande abono da economia angolana e viu a entrada em produção de novos campos, o país passou a ter uma outra imagem juntos dos credores internacionais o inicio do pagamento dos atrasados juntos países que compõem o Clube de Paris.
____________

O ano que se apresta a findar será definitivamente marcado para a vida de alguns partidos políticos angolanos.
A FNLA um dos partidos históricos do nosso país viu cada vez mais distante a reconciliação interna. O partido sofreu um duro golpe morreu Holden Roberto, lendário chefe mas, os problemas no partido dos irmãos continuam bem vivos.
A Unita, o segundo partido mais representado na Assembleia Nacional renovou os seus órgãos internos no décimo congresso que também serviu para reeleger Isaías Samakuva, por mais um período de quatro anos afrente dos destinos do partido.
Samakuva derrotou copiosamente, nas urnas, o seu oponente Abel Chivukuvuku.
Em causas estavam dois projectos para o futuro da Unita. O projecto continuidade defendido por Isaías Samakuva e o projecto da modernidade do partido de Abel Chivukuvuku.
O MPLA terminou o ano com um discurso de crescimento das estruturas do partido mas, o seu presidente reconhecer que o partido precisa de trabalhar mais e, em 2008 o discurso do partido deve ser renovar o partido, dando oportunidade aos quadros mais capazes.
__________

O ano que terminou conheceu um dos julgamentos mais mediáticos da história do país.
O antigo director-geral dos Serviços de Inteligência Externa (SIE), Fernando Garcia Miala, julgado por crime de insurbordinação, ao abrigo da Lei militar foi condenado a quatro anos de prisão em regime fechado.
Pelo mesmo crime, foram também condenados a dois anos e seis meses de prisão, de prisão três antigos colaboradores do general Miala, os tenente-coronéis Miguel Francisco André, ex-director-geral adjunto, Maria da Conceição Domingos, ex-directora de contra inteligência externa, e Ferraz António, ex-director de estudos estratégicos dos SIE.
O julgamento orientado pelo Juiz presidente do Supremo Tribunal, general António dos Santos "Patónio", decorreu em 35 dias, durante 10 sessões, na sala da máxima instituição judicial militar.
____________

No domínio social, as cores do país ultrapassaram fronteiras entre vários responsáveis por esse feito destaca-se Micaela Reis, a miss angolana que conquistou o inédito segundo lugar no concurso da mulher mais bela do mundo.
Pelo país eventos como congresso de marcas notabilizaram no que se despede.
Ainda no sector social, 2007 foi marcado pelo surgimento de doenças desconhecidas que atormentaram a população das localidades de Cacuaco e Caxito.
_____________

Mbanza-Congo, foi a capital da cultura angolana em 2007.
A antiga capital do reino do Congo foi palco do dia nacional da cultura comemorado logo no inicio do ano e acolheu a mesa redonda internacional sobre Mbnza-Congo, um encontro que discutiu ao mais alto nível o valor histórico do antigo centro de decisões de um dos mais poderosos reinos do continente, o reino do Congo.
Luanda recebeu um outro encontro de nível cientifico, que foi a 3º Encontro internacional de história de Angola.
O prémio nacional da cultura distinguiu os melhores de 2007 e o país viu o seu nome a ser escritos nos mais respeitados palcos internacionais.
2007 foi o ano da produção literária, de uma das maiores produções de discos.
___________

Pelo mundo foram muitos os acontecimentos que dominaram os noticiários internacionais. Em África o crescimento económico foi uma das notas mais significativas. Conflitos, acidentes de aviação, as tragédias humanitárias no leste do Congo Kinshasa e em Darful, marcaram um continente que exigiu da Europa uma nova parceria económica.
Em 2007, os franceses escolheram um novo presidente, na Argentina, a primeira dama virou presidente.
No médio oriente , George Bush juntou os líderes da autoridades palestina e do governo de Isreal, para a paz na terra Santa. 2007, viu desaparecer Ian Smith, antigo primeiro-ministro da Rodésia do Sul e Bob Denard, um mercenário francês tristemente célebre em África.
No Paquistão 2007 termina de forma sangrenta. A ex-primeira-ministra e dirigente da oposição paquistanesa Benazir Bhutto morreu na sequência de um atentado-suicida contra um seu comício em Rawalpindi que matou pelo menos 20 pessoas.
___________

Nunca o país viveu emoções tão fortes como em 2007. O basquetebol, o futebol e uma vez mais andebol foram as modalidades responsáveis por efeito.
O sonho tornou-se realidade pela primeira Angola escreveu o seu nome na galeria das melhores selecções do mundo que disputaram o campeonato do mundo em Andebol feminino.
No basquetebol sénior masculino Angola confirmou a hegemonia total no continente com a conquista de mais um titulo, o nono no geral.
No futebol, o Inter de Luanda conquistou pela primeira vez, na sua história, o titulo de campeão nacional, num dos campeonatos mais disputados de sempre .
As glórias no ano do desporto foi assim que vivemos 2007.